Quando assumiu a Totvs em 2018, Dennis Herszkowicz tinha o desafio de injetar dinamismo no negócio core da empresa: a assinatura de softwares de gestão, que vinha crescendo pouco nos anos anteriores. De lá para cá, o negócio — que responde por 85% da receita da companhia e onde ela tem um share estimado em mais de 50% — voltou a crescer acima de dois dígitos, e cresceu impressionantes 27% no ano passado.
Para Dennis, no entanto, o jogo ainda está só no primeiro minuto do segundo tempo.
“As empresas brasileiras gastam um terço do que as americanas gastam com softwares de gestão,” o CEO disse ao Brazil Journal. “Ainda tem muito espaço para crescer de maneira saudável nesse mercado.”
Segundo Dennis, essas duas verticais podem ser “potencialmente transformacionais para a Totvs.” “O mercado de business performance é brutalmente maior que o de software de gestão, e ele está só no começo. O de serviços financeiros, a mesma coisa. E a gente tem um share muito pequeno ainda.” Parte desse crescimento está vindo de M&As. A companhia fez cinco aquisições no último ano, além de ter fechado outras cinco parcerias estratégicas — incluindo uma com a Shopify. Os M&As, no entanto, vão continuar centrais na estratégia, e a Totvs tem inúmeras negociações em andamento. “A gente tem balanço para fazer, e a gente tem experiência para fazer,” disse o CEO.